quinta-feira, 21 de julho de 2016

FISCALIZAÇÂO DO TRÂNSITO NO LITORAL DE ICAPUÍ

O vereador Marcos Nunes do PCdoB de Icapuí esteve outra vez na sede do Detran do Ceará em Fortaleza-Ce e foi recebido graças a sua insistência pelo Diretor de Trânsito, o Senhor Francisco Júlio Dias Cavalcanti. 

Marcos Nunes fez uma apresentação sobre as caraterísticas da orla icapuiense sobre a formação geográfica, as áreas de preservação, as áreas de residências, as áreas utilizadas por banhistas, além das praias com acesso paralelo a praia. Dividiu o litoral em duas partes, uma parte começando na divisa com  a cidade de Aracati-Ce até a Praia da Requenguela e outra parte que inicia na Praia da Barra Grande próximo a Praia da Placa que vai até a divisa com o estado do Rio Grande do Norte.

Na parte que vai até a divisa do CE/RN o Detran vem autuando os condutores que residem a  várias gerações. A multa é realizada sem qualquer abordagem e o auto de infração vem  com a seguinte informação: TRANSITAR EM LOCAL/ HORÁRIO NÃO PERMITIDO PELA REGULAMENTAÇÃO ESTABELECIDA.

Marcos Nunes argumentou que nesta área é onde há uma maior negligencia e abandono por parte do estado e por parte do município, pois são nessas áreas que não há qualquer via de acesso paralela a praia e os corredores de tráfego apresentam  péssimo estado de conservação, isso quando eles existem.

O site do Detran-Ce disponibiliza mapas com locais onde é proibição o tráfego de veículos nas praias de Icapuí-Ce, bem como o restante das praias do Ceará. Icapuí está entre os mapas do litoral leste e onde o Detran está fazendo a fiscalização em Icapuí não há qualquer proibição.

O próprio diretor reconheceu que isso deveria ser o fator determinante na fiscalização do Detran-Ce, mas buscando informações do Fiscal que faz as autuações, redirecionou a sua argumentação por tratar de uma solicitação do Ministério Público e que o teor de sua fiscalização seria apresentado ao vereador reclamante.

Marcos Nunes tem afirmado que o direito do cidadão trabalhador está sendo afetado, o direito de ir e de vim e se for preciso levará ao caso ao governador Camilo Santana e espera que o mesmo possa resolver este impasse. O governador Camilo Santana tem residência na Praia de Picos e para chegar a sua casa se faz necessário o uso de veículo pela praia.