quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Secretaria de Educação Quita Divida com Associação dos Universitários

Na semana que antecedeu o carnaval a Secretaria de Educação através do secretario Mario Cesar, efetivou o pagamento dos seis (06) meses em atraso do transporte universitário, deixado pela administração anterior. Além do pagamento dos atrasados, a secretaria aumentou o repasse mês em R$ 2.000,00, demonstrando assim, o compromisso que tem o governo Jerônimo com os universitários e cursista de Icapuí. 
Esse foi um dos últimos compromissos efetivados pela SEDUC municipal remanescente da administração anterior, antes já tinha colocado em dia os proventos do pessoal da banda de musica, do pessoal da radio e, por ultimo, os demais servidores docentes e da atividade meio, efetivos e prestadores de serviços. 
Além de atualizar os pagamentos, a secretaria tem mantido em voga ações importantes como: as sextas culturais, a semana do município, a semana da educação, a aplicação do 1/3 de planejamento para os docentes e a realização da seleção para contratação de professores temporários que oportunizou a todos sem distinção de raça, cor ou filiação partidária a terem acesso ao serviço público. Durante esse período em que está à frente da secretaria, o Secretario Mario Cesar tem maximizado essas ações com parcimônia e transparência, assumindo dentro da administração municipal um papel importante na construção de um governo próspero e sintonizado com os anseios do povo. 
Apreendemos com á historia a respeitar as diferenças, mas também fazer a diferença quando se trata de gestão pública. Tem sido assim as empreitadas do PCdoB em vários níveis como, por exemplo, na gestão da prefeita Luciana Santos a frente da prefeitura de Olinda e/ou do camarada Orlando Silva/Aldo Rebelo a frente do Ministério do Esporte que a partir da gestão comunista no governo Lula vem realizando politicas e ações de grande envergadura (pan-americano, copa do mundo 2014 e as olimpíadas 2016) em prol do desenvolvimento do Brasil no novo cenário internacional.
 Os comunistas jamais utilizaram o mandato ou qualquer cargo público como algo privado, mas sim como instrumento de luta em favor da sociedade brasileira, onde se prioriza o desenvolvimento e a valorização da classe trabalhadora. A nossa postura tem sido a mais coerente possível aos ideais comunistas seja na defesa do direito do consumidor, na ampliação do mercado interno com a ligação de Icapuí a outros mercados, na defesa dos servidores e dos trabalhadores em geral.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ARTIGO: Uma Reflexão Sobre a Seleção de Docentes.

Nos últimos 11 anos os jovens e a população em geral de Icapui tiveram castrado o direito de participar de qualquer tipo de seletiva que o permitisse ter acesso a trabalhar no serviço público municipal, através do mérito e/ou competência. Em quase duas gestões passadas esse acesso teve como via única e exclusiva o critério do voto, ou seja, só trabalhava no serviço público aqueles que votavam e/ou defendia o governo posto, eram os chamados “soldados”. 
Esta prática é algo passível de muitos questionamentos e ilações por parte de qualquer cidadão com o mínimo de discernimento. Como pode em pleno século 21, os governos ignorarem de forma tão desrespeitosa a Constituição Federal no seu Art. -37 que diz: “A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência” e o inciso II que especifica: “a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos”, é como se o público fosse privado, “como disse um amigo no twitter, é como se competência tivesse partido”. Foram muitas as vezes que fomos às barras dos tribunais através do sindicato e/ou através do nosso mandato questionar essa prática nociva ao serviço público, através de denúncias no Ministério Público, na Procuradoria Geral do Estado e uma ação civil pública implementada em 2007 que aguarda posição da justiça. 
O mais emblemático nisso tudo é que parte significativa da população parece que assimilou essa cultura de que a coisa pública deve ser tratada dessa forma, basta ver os protestos de parcelas das pessoas a despeito da seleção. Na construção de uma nova mentalidade, estão os que aplaudem essa iniciativa - ainda que tímida- se comparada à necessidade de se mudar o status-co impregnado no nosso meio. Essa dicotomia da cabo da tarefa da Secretaria de Educação em selecionar docentes por meio de seleção pública, atendendo o que esta posto na lei municipal Nº 525/2010. Entretanto, isto nos deixa uma reflexão muito clara, os críticos que desconhecem o novo momento que vive o município de Icapuí, precisam no mínimo melhor fundamentar sua critica sob pena de caírem no descredito perante a relevância do processo seletivo para a mudança do paradigma local. 
O governo Jerônimo tendo a perspectiva de reconstruir os alicerces da cidadania do nosso povo, deverá ter sempre a sensibilidade e o compromisso para compreender que o governo que ora se instala, não poderá ser em hipótese alguma um governo para uma família, para grupos ou para alguns abastados, mais sim um governo voltado para todos num universo de atitudes que se destine a atender as expectativas da coletividade, maximizando as ações implementadas no cotidiano da população. 
Compreendemos que a seleção teve alguns percalços que são passiveis de críticas no sentido de aprimorá-la quando da realização de outras, mas que na sua essência atendeu as expectativas da coletividade, que era oportunizar a todos aqueles que, com muita dificuldade, conseguiram galgar um curso superior, de forma a reunir qualificação para o desempenho do trabalho docente, independente da sua opção partidária, raça ou cor.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

PCdoB se Reúne para Discutir Políticas de Ações Visando 2012

O Diretório Municipal do PCdoB de Icapuí esteve reunido neste sábado 11/02 para discutir a respeito da conjuntura politica municipal, participação no governo e eleições 2012. Na oportunidade foram debatidos os possíveis cenários, as ações do partido como participante no governo através da Secretaria de Educação, como também as articulações que estão sendo feitas em nível de partido para arregimentar recursos para desenvolver projetos dentro do Governo Jerônimo que possibilitem melhorias culturais, esportivas e educacionais

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Oportunidade de Empregos em Russas e Itaiçaba

As prefeituras de Russas e Itaiçaça realizaram concurso público. Veja o edital:
Itaiçaba: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-itaicaba-ce-169-vagas
Russas: http://www.pciconcursos.com.br/concurso/prefeitura-de-russas-ce-815-vagas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Descanse em Paz Seu Joaozito!

Netinho,Seu Gerardo,Bixinho,Mauricio, Erivan
Véio,PedroVelho,Paisinho,Zé Heliodório, Finado Jaime e Seu Joaozito
Finado Wilson (filho de seu Joaozito).
foto 1989
Seu Joaozito Ribeiro de Tremembé, um homem simples, mas de um conhecimento e uma visão que poucos icapuienses tinham pelo significado cultural, faleceu ontem por volta das 18h em sua residência em Tremembé. Seu Joaozito foi um desbravador das praias. Foi assim que o definiu emocionado o seu filho mais velho João  no seu velório ontem à noite. Seu Joaozito era proprietário de um terreno o qual está localizado a Pousada e Restaurante Tremembé. O fato que mais o marcou foi quando ele perdeu dois filhos num icidente ocorrido em Tremembé.

Quem o conheceu, não terá como esquecê-lo jamais.

O seu sepultamento será hoje dia 07 de fevereiro, às 16h em Cajazeiras-Aracati!!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Marcos Nunes Visita Barreiras da Sereia

O vereador Marcos Nunes do PCdoB esteve em Barreiras da Sereia acompanhado do Vice-Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí Ivan de Souza para observar os estragos deixados na ladeira que dar acesso a a comunidade de Vila Nova. Na oportunidade da visita foi contactado o Secretário de Obras do Município de Icapuí, o Senhor Juracir para tentar solucionar ou amenizar a situação, visto que para resolver definitivamente é necessário um projeto para contenção das águas das chuvas que descem  ladeira abaixo. 

Na oportunidade o vereador constatou que alguns postes estão prestes a desabar e que muitas luminárias estão apagadas. Na ocasião o vereador comunista visitou Dona Luiza e Seu Chico Henrique, um casal simpático de  mais 80 anos, que reclamaram da escuridão no local.

A Secretaria de Obras já começou  a  tentar solucionar a buraqueira, quanto as luminárias sem luz foi feito uma reclamação na coelce e o poste que é da responsabilidade da prefeitura está sendo encaminhado pelo Secretário de Obras.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Meninos, eu (ou)vi!

Estivemos, quinta-feira, 19/01/12, em Icapuí - CE, na semana da Cultura daquela cidade, a convite de Genildo Costa, diretor da Rádio Educativa FM, para um Sarau de Poesia e Música no Mercado Público de Artesanato de Icapuí. Além dos artistas locais, tivemos a presença de Caio César falando sobre a obra de Belchior, Maurílio Santos apresentando seu CD Verso e Reverso, o Mecenas Etinho e o blogueiro no registro fotográfico.











Fonte: rapaduracult.blogspot.com

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Adagri inscreve para seleção de técnicos

Abertas as inscrições para a seleção pública de 79 técnicos de nível médio para a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Para participar do processo seletivo, o candidato deverá se inscrever pelo site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) até meia noite (horário de Brasília) do próximo domingo. 

As provas ocorrerão na próxima terça-feira e os aprovados serão distribuidos entre as unidades da Capital e do Interior, seguindo o critério de classificação. O local da prova ainda está sendo definido.

As vagas fazem parte do incentivo do Governo do Estado para que o Ceará alcance o status de zona livre de febre aftosa em 2012. Além dos novos técnicos, a Adagri convocou 61 candidatos aprovados no concurso de 2009, entre veterinários (40) e agrônomos (21) para compor o quadro de servidores da Agência de Defesa Agropecuária.