sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Equipe da Radio FM Educativa Visita Comunidade de Vila Nova

Nesta quinta-feira 29/12, a equipe da rádio FM Educativa, esteve na comunidade de Vila Nova, ouvindo sugestões dos moradores no sentido de elaborar uma nova programação para o ano de 2012. O governo Jerônimo pretende fazer da emissora um canal de acesso ao público com ações nas comunidades a fim de oportunizar a participação popular. 
Ao lado dos professores: Madalena (Melancias) Núbia de Gomes, (Cajuais), Carlinhos e Sandra (Redonda), a artista plástica: Paula, do pastor João Alves, e a participação de Genildo Costa, diretor da rádio Educativa FM. 
“Vamos transformar esta emissora tão importante para este município, num veiculo que possa levar educação, cultura e cidadania principalmente aos nossos jovens”. Afirmou o prefeito Jerônimo 
Há uma disposição do prefeito Jerônimo em modernizar a emissora com a compra de novos equipamentos para melhorar a qualidade e abrangência do sinal. Nos próximos dias a equipe da Radio estará visitando outras comunidades com o intuito de também ouvi-las na construção dessa nova proposta. 

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Inácio Arruda entre os quatro melhores senadores do país

O cearense Inácio Arruda (PCdoB) está entre os quatro senadores mais bem avaliados do país, de acordo com levantamento realizado pela Veja, divulgado na edição desta semana da revista. No ranking nacional dos senadores, segue a ordem: Francisco Dornelles (PP-RJ), com a nota 7,3; seguido por Ana Amélia (PP-RS), com 7,2; Waldemir Moka (PMDB-MS), com 6,3 e Inácio Arruda (PCdoB-CE) com a nota 6,1. Na relação que abrange os mais bem avaliados deputados federais, aparecem os cearenses Mauro Benevides (PMDB), ocupando a 10ª posição e Raimundo Gomes de Matos (PSDB), na 12ª colocação. Para o colhimento dos dados, foram analisados os seguintes eixos: carga tributária e sistema tributário mais simples; infraestrutura; qualidade da gestão pública; combate à corrupção; qualidade da educação; marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes; diminuição da burocracia; e equilíbrio entre os três poderes. O ranking dos parlamentares teve a colaboração do Necon, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Contratação de Professores de Icapuí Utilizará Seleção Pública

A Prefeitura Municipal de Icapuí realizará nos próximos dias seleção para suprir a carência de professores na rede municipal para o ano letivo de 2012, a iniciativa do Prefeito Jerônimo visa atender não só as expectativas da população, como também o que contempla ao Cadastro para Contratação de Temporários descrito na lei n.º381/2003 e alterado pela lei n.º525/2010.
A iniciativa do atual governo municipal é um aceno por demais positivo de que num futuro bem próximo realizará Concurso Público em todos os níveis para preenchimento de vagas no serviço público já que tem áreas que há treze anos inexistiu concurso.  A Secretaria de Educação através do seu secretário Mario César de Oliveira já encaminhou a demanda ao INAPE para que possa ser lançado o edital para a efetivação do mesmo.
 “A qualidade dos serviços públicos, depende consideravelmente da qualificação dos recursos humanos neles empenhados, buscando a transparência na seleção de novos servidores públicos plenamente capazes de colaborar com a Administração Pública, isso perpassa pela nossa luta enquanto sindicalista e parlamentar”. Afirmou o vereador Marcos Nunes (PCdoB).
É sabido por todos que os entes públicos vêm usando de forma abusiva da contratação temporária por excepcional interesse público como meio de suprir deficiências de pessoal momentâneas, sem a utilização da via constitucional do concurso público, isso para acontecer deveria ser por prazo determinado (como consta inclusive na legislação municipal), ou para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.  Somado a isto, há duas razões básicas que legitimam o ingresso no serviço público, sem a realização de concurso público de provas e títulos. A 1ª é a urgência na contratação do pessoal e a 2ª de caráter estritamente econômico, na qual entendemos ser o momento vivido pelo a administração municipal de Icapuí.

Mas mesmo com estes atenuantes atendidos se faz necessário a determinação de critérios para essas contratações, ou seja, esta deveria se dar através de uma seleção pública como manda as legislações federal, estadual e municipal, coisa que há muito não se fazia neste município, pois as vagas existentes eram preenchidas por critério único e exclusivamente do voto.

O prefeito Jerônimo usa da sua sensibilidade e compromisso com a educação do povo de Icapuí para dar uma demonstração de que esta chegando um novo tempo para o nosso povo, feito de reconstrução e esperança, quando permite que através de um processo de seleção todos possam vir a se tornar servidor público de forma digna e honrada, isso é uma forma de resgate de cidadania.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vereador Marcos Nunes participa de Café da manhã de Chico Lopes com Educadores

Um momento de debate sobre os acontecimentos ligados à educação em 2011 e de projeção de perspectivas e lutas para o novo ano. Assim foi o Café da manhã do deputado federal Chico Lopes (PCdoB) com Educadores, realizado na manhã desta sexta-feira, 16, no Escritório Político do Mandato em Fortaleza.
 Na oportunidade participaram do evento uma comitiva de Icapuí formada pelo Vereador Marcos Nunes (PCdoB), pelo Presidente do Sindicato Celestino Cavalcante e pela Coordenadora de Ensino da escola Gabriel Aida Silva. 
 O contexto político e os desafios da educação, como a necessidade de mais recursos e o trabalho para prevenir os casos de violência nas escolas, foram abordados por Chico Lopes. O deputado destacou a luta, ao longo de todo o ano, para garantir um novo Plano Nacional de Educação (PNE) comprometido com a educação de qualidade e prevendo recursos suficientes para tirar do papel todas as metas propostas. 

“Precisamos mobilizar a sociedade como um todo, indo além dos professores, para conseguir um maior percentual de recursos do PIB para a educação”, afirmou Lopes, diante de professores atuantes em todos os níveis, do Ensino Fundamental à Pós-graduação. 
“O PNE ainda não foi aprovado. Pedimos sempre 10% do PIB para a educação. O relator propôs 8%, mas acho que ainda podemos aumentar esse percentual”, ressaltou Lopes, citando que o Brasil deverá se beneficiar ao longo desta década – período de vigência do PNE – com novos recursos, advindos da exploração do petróleo da faixa pré-sal.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PRAÇA ADALTO RÓSEO RECEPCIONA ARTISTAS DE ICAPUÍ NO RESGATE DO PROJETO SEXTA CULTURA

Com o objetivo de promover a produção artística, oferecer alternativas de lazer e entretenimento a população, primando pela formação de plateia em música, teatro, artes plásticas e cultura popular em geral. 
A administração atual mostra-se interessada em acolher os artistas locais como verdadeiros representantes do município. Na abertura oficial do evento, o prefeito Jerônimo Reis, enfatizou que a partir de agora a cultura haverá de ser prioridade, e que a praça será o espaço privilegiado de convivência harmoniosa da comunidade icapuiense.
A secretaria de Educação através do Departamento cumpriu com a tarefa de apresentar 1ª Confraternização Artística, pautada no respeito e na reciprocidade de quem acredita que ainda é possível reconstruir a cidade de forma coletiva. Resta-nos agradecer a todos que acreditaram e fizeram acontecer com sucesso a nossa Sexta Cultural.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Poeta Antônio Francisco de Mossoró agora é Cidadão de Icapuí



Manuel Jeová PSD e Marcos Nunes PCdoB
A Câmara Municipal de vereadores de Icapuí –Ce aprovou por unanimidade nesta manhã do dia 09 de dezembro o "Título de Cidadão Honorário da Cidade de Icapuí" para o Poeta Mossoroense Antônio Francisco Teixeira de Melo. A proposição da honraria foi apresentada pelos vereadores Marcos José Ferreira Nunes do PCdoB e Manuel Jeová da Silva do PSD.

O vereador Marcos Nunes leu a biografia do Poeta Antônio Francisco, destacou as diversas obras do autor, deu ênfase aos livros: Dez Cordéis num Cordel Só e Por Motivos de Versos,  mencionou o lugar de destaque que o Poeta ocupa  desde de 15 de Maio de 2006, quando o poeta norte-riograndense tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré.  
Os vereadores autores do Projeto de Decreto Legislativo reconheceram  que Antônio Francisco é um cidadão do povo e que se confraterniza muito bem com a gente de Icapuí.

Sem ainda saber do potencial artístico do agraciado, Marcos Nunes lembra em sua defesa que foi na Praia de Tremembé que conheceu o poeta, lugar onde lhe deu abrigo na Pousada de Turismo Solidário quando ele ainda trabalhava como gestor, conta ainda do carisma que o Poeta tem e que o mesmo fez amizade com os hóspedes e pessoas de Tremembé. O vereador comunista enalteceu o poeta mossoroense citando trechos de sua poesia “ Os animais Tem Razão” , confessou-se um apaixonado pela obra do poeta.

O vereador Manoel Jeová é da Praia de Redonda de Icapuí e destacou  que Antônio Francisco é muito conhecido dos moradores de sua comunidade como Chico das Placas e que jamais imaginaria que ele fosse o gênio revelado nas suas poesias de Litreratura de Cordel.

Os vereadores defenderam ser uma honra para a Cidade de Icapuí receber Antônio Francisco como filho ilustre, já que Antônio Francisco sempre fez questão de afirmar a sua amizade aos Icapuieneses.  A Sra. Pêdra Teixeira de Melo, mãe de Antônio Francisco inclusive já viveu muito tempo na praia Icapuiense chamada Praia de Manibu.



Dr. Joaquim Receberá Título de Cidadão Icapuiense

Manuel Jeová-Cadá PSD e Marcos Nunes PCdoB
A Câmara Municipal de vereadores de Icapuí –Ce aprovou por unanimidade nesta manhã do dia 09 de dezembro o "Título de Cidadão Honorário da Cidade de Icapuí" para o médico paulista de Ribeirão Preto, Joaquim Mário de Oliveira Carvalho. A proposição da honraria foi apresentada pelos vereadores Marcos José Ferreira Nunes do PCdoB e Manuel Jeová da Silva do PSD.


O vereador Manoel Jeová da comunidade Redonda destacou que o médico paulista começou sua atuação no município no Posto de Saúde de Redonda em 1990, lembrou como foi a sua chegada a comunidade, do amor e do reconhecimento dos moradores locais pelo seu trabalho como médico.

Marcos Nunes destacou que Dr Joaquim foi um dos médicos mais queridos que Icapuí já teve. Este mérito deve-se ao empenho que o novo cidadão icapuiense teve como protagonista de muitas intervenções pioneiras na saúde e foi principalmente pela dedicação do médico que muitas intervenções de prevenção e encaminhamentos de soluções foram possíveis de ser encaminhadas para os diversos pacientes.

Os vereadores protagonistas da homenagem comentaram que Dr. Joaquim foi um pioneiro de diversos diagnósticos, com destaque, na prevenção e interveção em câncer de pele, em tratamento ginecológico, em pequenas cirurgias e é claro que clinicou como um médico generalisca, como é o caso da maioria dos médicos de uma cidade pequena.

Dr Joaquim atendeu 14 anos em Icapuí e muitos cidadãos icapuienses reconhecem a atenção e esforço que o médico sempre deu a nossa gente.

Atualmente Dr. Joaquim atende na cidade de Aracati e o mesmo é proprietário de uma Pousada na Praia de Canoa Quebrada.


Chico e o PCdoB comemoram

Por sua participação nos debates e ações sobre temas como o "Plano Nacional de Educação; a necessidade de mudanças nas agências reguladoras; a luta pelo fim da cobrança de roaming na telefonia celular; e pelo ressarcimento dos consumidores de energia elétrica, lesados em R$ 8 bilhões cobrados indevidamente entre 2002 e 2009", o deputado Chico Lopes está na nova lista dos parlamentares mais influentes do Congresso.

O Golpe nos Prestadores de Serviços

As ações maléficas do governo cassado ultrapassou todos os limites, nem mesmo os prestadores de serviços escaparam, a prefeitura recolhia desses prestadores o percentual de 16% sendo 11% de INSS e 5% de ISS, ou seja, 5% a mais do que o descontado dos servidores efetivo, o calamitoso nessa história é que os prestadores tem de direito efetivo a contagem de tempo para a aposentadoria e as coberturas em caso de doênça. A prefeitura na gestão cassada nunca declarou a GFIP desses servidores deixando os mesmo sem o direito algum no quesito previdência, apenas os Secretários Municipais tinham essa GFIP declarada, de modos que apenas os cargos comissionados de secretario terão seus tempo de serviço contabilizados para fins de aposentadoria.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Os Espertinho de Plantão

Os Secretários Municipais de Icapuí no apagar das luzes se auto pagaram a quantia de R$ 56.765,56, esses abastardo servidores públicos, eram detentores de cargos de confiança e usaram deste e do desrespeito ao bem público para cometer tal ilegalidade, pois em nenhum município do país, servidores pagos com subsídios como é o caso dos secretários de governo tem direito a indenização por férias. Só para se ter uma ideia a Secretaria de Educação embolsou a quantia de R$ 16.531,75 já a Secretaria de Saúde percebeu a quantia de R$ 8.408,75 enquanto existe servidor que tem 07 (sete) meses atrasados. Todas essas bene$$e$ referente ao mês de setembro foram pagos no dia 27 do mês citado, ou seja antes do termino do mês. Além desses atos perniciosos cometidos por aqueles que se dizem querer o bem de Icapuí, achando pouco todo acharcamento cometido por estes aos cofres públicos ainda indenizaram todas as licenças prêmios e férias daqueles mais próximos do governo municipal como forma de agraciar aqueles que foram coniventes com estes desmandos, teve servidor que abocanhou em apenas um mês a bagatela de R$ 10.100,65 enquanto existe servidores que não receberam sequer os retroativos a maio e junho.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SEDUC através do Departamento de Cultura Realiza Encontro com Artista do Município.

A Secretaria de Educação através do Departamento de Cultura realizou neste sábado 03/12 uma importante reunião com artistas do município para discutir e traçar rumos para este no novo Governo, na oportunidade estiveram presente o prefeito Municipal Jerônimo Reis, o secretário de educação Mario Cesar, a diretora do departamento Sidivânia e o Presidente do PCdoB Celestino Cavalcante além de dezenas de artista que colocaram para o governo as suas expectativas com relação a esse novo momento que vive o município. 
O prefeito Jeronimo falou do esforço que o mesmo e o governo tem feito no sentido de buscar apoio para criar condições favoráveis para administrar o município, falou também do papel que os artistas podem jogar nesse processo alertando que sucesso ou insucesso será de todos, colocando assim a importância da participação de todos nessa empreitada. 
O governo e os artistas também fizeram os próximos passos em termos de ações no campo da cultura para os meses vindouros como: Sexta Cultural no próximo dia 09/12, Revelíon, Semana Cultural e o Carnaval, visto que esses são momentos (em especial os três últimos) em que a cidade passa por um grande assedio no quesito de visitas por parte de turistas e dos familiares da nossa terra que residem em outros municípios. 
A reunião é um passo importantíssimo no sentido de direcionar a cultura numa perspectiva mais plural. Para o presidente do PCdoB o artista deve estar inserido no processo de construção desse novo paradigma de governo onde as ações deverão ser maximizada ao ponto de atender de forma efetiva as principais demandas da juventude e da sociedade icapuiense como um todo.

Projeto Ensaio Geral Resgata a Sexta Cutural


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PCdoB irá Propor a Criação de Comissão Permanente no Governo Municipal de Jerônimo

O PCdoB irá propor nos próximos dias ao governo Jerônimo Felipe Reis a formação de uma Comissão Política Permanente formada pelos presidentes de partidos, pelos vereadores da base e pelo prefeito e vice para discutir as ações e as articulações de cunho político visando reforçar e aprimorar o arco de aliança formado nas eleições suplementares visando o pleito de 2012.

Os comunistas entendem que dessa forma o governo conseguirá dar unidade as ações e ao discurso da sua base de apoio e desobstruir qualquer tipo ou a maioria dos entraves políticos que por ventura venham a surgir no decorrer dos próximos 13 (treze) meses de administração. A ideia é de que esta comissão se reúna pelo menos a cada mês para discutir estratégias políticas e quando necessário a tomada de medidas que resultem em ações que aperfeiçoem as políticas de governo no sentido de que estas sejam maximizadas na sua plenitude a fim de atender de forma efetiva o conjunto da população.

Os dirigentes do PCdoB entendem que num governo de composição como este que ora se instala em Icapuí, o diálogo permanente entre os partidos constituintes será de suma importância para o seu sucesso, portanto uma comissão como esta que envolva todos os dirigentes partidários e políticos com mandatos dessa composição é o caminho mais democrático e abalizado para se debater e construir o conjunto de políticas e estratégias para se construir o sucesso deste governo.