terça-feira, 22 de novembro de 2011

Marcos Nunes se Articula para Trazer Melhoria para FM Educativa

Estiveram reunidos nesta terça feira 22/11 pela manhã nos estúdios da radio FM educativa 102,5 o vereador Marcos Nunes, o diretor da FM Genildo Costa, o presidente do PCdoB Celestino Cavalcante e o Mobilizador Regional Francisco Ricardo. Na oportunidade trataram de ações visando melhorias das condições de funcionamento da mesma. De acordo com levantamos técnicos a emissora precisa urgentemente de novos equipamentos. 
Na reunião também se discutiu a possibilidade de apoio do governo estadual para as ações de cunho cultural a ser realizada no município, como também investimentos de infraestrutura como no caso da estrada que liga Icapuí/Aracati/Jaguaruana.

O novo prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, vem através desse vídeo, agradecer a todos os eleitores de Icapuí que depositaram confiança para o mesmo, no último dia 13 de novembro.
Fonte: Blog do Prefeito Jerônimo

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O PCdoB de Icapuí agradece ao povo!!!

Prezados (as) Eleitores (as): 
Aproveitamos, neste momento, para agradecer, primeiramente, a Deus que nos permitiu cumprir essa obstinada caminhada ao lado de todos os colaboradores, voluntários, equipe de trabalho e famíliares. Queremos agradecer, também, os eleitores que nos receberam em suas casas, no comercio, nas ruas, nos bairros, com o objetivo de ouvir as nossas ideias, planos e sugestões de todos aqueles que querem contribuir com o progresso e o desenvolvimento de Icapuí. 
O PCdoB reforça seu agradecimento a todos os aliados que se empenharam nesta campanha, no dia-a-dia, buscando apoio de amigos, parentes e jovens que acreditaram nas nossas propostas de renovação e de um município mais pujante e promissor. 
Agradecemos de coração a toda população icapuiense que confia no PCdoB e que fizeram esta demonstração através do voto em Jeronimo, e com isso confiou a todos os aliados através do mesmo 2.445 votos de maioria sobre o segundo colocado, nos que fazemos o Partido Comunista do Brasil estaremos a disposição deste município para darmos a nossa singela contribuição para melhorar a vida de todos os munícipes desta maravilhosa cidade. 
Celestino Cavalcante – Presidente Municipal PCdoB

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Chico Lopes (PCdoB) Prestigia carreata de Jeronimo Prefeito

O Deputado Federal Chico Lopes PCdoB marcou presença no dia de ontem 10/11 na carreata do companheiro Jeronimo para prefeito de Barrinha de Manibu a Icapuí. O evento foi uma grande festa de cidadania contando com um números excessivo de carros e motos animado com jingles da campanha regado com muito e entusiasmo e alegria. 

O parlamentar comunista que é autor da emenda de R$ 150.000,00 liberados para a pavimentação do corredor de Peixe Gordo a Melancias de Cima reafirmou o compromisso do PCdoB com as politicas publicas de desenvolvimento do município, acrescentando ainda que os comunistas estão empenhados em dar ao município de Icapuí um lugar de destaque que a cidade merece.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

G1: A 3 dias da eleição, cidade do CE tem só uma candidatura aceita pelo TRE

Justiça impugnou dois candidatos para eleições de domingo (3).
Até decisão do TSE, eleição em Icapuí continua disputada por três partidos.

O município de Icapuí, litoral leste do Ceará, terá eleições suplementares no próximo domingo (13), mas os eleitores ainda não sabem que candidatos concorrerão. Isso porque o Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em sessão realizada na terça-feira (8), manteve a decisão da juíza da 8ª Zona Eleitoral, de Aracati, Sâmea Freitas da Silveira, de impugnar o registro das candidaturas do PMDB e do PTN, na eleição suplementar do município. A única candidatura deferida pelo TRE até esta quinta-feira (10) foi a de Jerônimo Felipe Reis de Souza, do PT.  
Em decisão unânime, o TRE afirma que os juízes levaram em conta que dois candidatos a prefeito não cumpriram o prazo de no mínimo um ano de filiação em seus atuais partidos. 
Segundo a 8ª Zona Eleitoral de Aracati, os dois partidos com registros de candidaturas impugnados já entraram com recursos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso o Tribunal analise a tempo o recurso e indefira os registros, os partidos têm até às 17h (horário local) da sexta-feira (11) para substituir os candidatos. Se o TSE não decidir a tempo, os dois candidatos poderão concorrer a eleição, mas o resultado das urnas ficará pedente da decisão do Tribunal. 
A eleição suplementar em Icapuí será realizada devido à cassação do prefeito e do vice. No último dia 19 de setembro, o TRE julgou procedente Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) por abuso de poder político e econômico. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Jeová da Silva, assumiu como prefeito do município após afastamento do então chefe do Executivo municipal.

G1: TSE suspende eleição suplementar em duas cidades do Ceará

Cidades tiveram prefeito cassado e novas eleições marcadas para domingo.
Com as suspensões, uma cidade do Ceará terá eleição no domingo.

O Tribunal Superior Eleitoral suspendeu nesta quarta-feira (9) eleições suplementares marcadas para o próximo domingo (13) em duas cidades do Ceará, Antonina do Norte e Ararendá. O Ministro do TSE Marco Aurélio de Mello concedeu liminar que suspende o mandado de segurança que cassava o prefeito e vice-prefeito de Antonina do Norte, Edilson Afonso de Carvalho e Expedito Pacifer Sampaio.
Os gestores tiveram mandados cassados no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Os ex-gestores negaram as acusações ao G1 e dizem estar “tranquilos” a respeito das denúncias. Com a decisão do TSE, o prefeito deve voltar ao exercício do cargo.
Em 10 de outubro, a ministra do TSE Carmem Lúcia concedeu medida liminar que suspende a realização de eleições suplementares em Ararendá, também marcada para o próximo domingo. Os juízes do TRE decidiram, por unanimidade, cassar o prefeito de Ararendá em 29 de agosto por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, popularmente conhecida como “compra de voto”. O prefeito de Ararendá, José Adriano Paiva (PSB), recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) que cassou o seu mandato. Ele diz que as acusações são “inverídicas”.
Com as suspensões, fica marcada para o próximo domingo eleições suplementares em Icapuí. A cidade teve prefeito e vice cassados após ação movida contra o prefeito, José Edilson, por contratação de 484 servidores públicos temporários, sem concurso público, no primeiro semestre de 2008. O autor da ação alegou que as contratações favoreceram a candidatura à reeleição de Edilson da Silva.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PCdoB: Exemplo de Cidadania no Governo Cadá

O PCdoB no governo Cadá, a frente da Secretaria de Educação e Cultura, esteve hoje 09/11 às 15:00 horas através do Secretário Mário Cesar, juntamente com o Vereador Marcos Nunes e o presidente do PCdoB, Francisco Celestino Cavalcante no Centro de Memória Chico Bagre, numa reunião com os integrantes da Banda de Música Municipal, na oportunidade foram pagos os últimos três meses da bolsa salário devidos aos integrantes da mesma.

Além desse descaso com relação ao pagamento da bolsa, os componentes da banda alegaram ainda a falta de fardamento, reposição de peças e aquisição de novos instrumentos para banda. Na ocasião também foi cobrado o beneficio da bolsa para mais 15 integrantes da banda que não são contemplados com o benefício.

O Secretário Mário César de Oliveira assumiu o compromisso de pensar na possibilidade o mais breve possível. “Quando assumimos a Secretaria encontramos um atraso de 06 (seis) meses da bolsa salário, mais o secretário priorizou e atualizou a pagamento destes agentes culturais que agora tem os seus vencimentos em dia, o que demonstra o compromisso com a cidadania desses jovens, afirmou Celestino”.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Povo:Apoio de Cid incomoda petistas e pessebistas

A declaração do governador Cid Gomes (PSB) de que “se Deus quiser” o senador Inácio Arruda (PCdoB) conseguiria vencer a eleição à Prefeitura de Fortaleza em 2012 causou incômodo em membros do PSB e do PT. Ao mesmo tempo em que dizem que os partidos farão parte de uma mesma aliança para 2012, dirigentes petistas e pessebistas tem anunciado nos últimos meses que lançarão candidatura própria. Inácio sentiu-se honrado com a lembrança do seu nome por Cid.

A deputada estadual Eliane Novais, pré-candidata do PSB, e adversária de Cid dentro do partido, considerou uma “contradição” a manifestação do governador. “É muito contraditória essa declaração do Cid Gomes. Em março e abril ele jogou o nome do (petista) Camilo (Santana, secretário das Cidades). Agora, em novembro, o do Inácio. Outra contradição é por serem nomes de outros partidos”. Para a deputada, esse posicionamento mostra que Cid “não conhece Fortaleza”.

Cid Gomes manifestou apoio a Inácio Arruda durante a 20ª Convenção Estadual do PCdoB, no último sábado, sendo ovacionado pelos participantes. Na ocasião, Cid ressaltou a sua convivência de 17 anos com o PCdoB e lembrou o apoio à candidatura de Inácio em 2004, que “infelizmente” não venceu. Ele perdeu para a prefeita Luizianne Lins (PT).

Na manhã de ontem, antes de embarcar para Brasília, o senador disse, esboçando largo sorriso, que topa o desafio de disputar, mais uma vez, a Prefeitura de Fortaleza (o parlamentar já concorreu por duas vezes, mas sem sucesso). Inácio não só gostou de ter sido lembrado por Cid, como deixou claro que sempre foi um pré-candidato à Prefeitura.

Apesar do desconforto, o presidente municipal do PT em Fortaleza, Raimundo Ângelo, minimizou as declarações de Cid. Ele disse que vê a manifestação de apoio apenas como ato cordial do governador. Mas refutou a idéia de que o nome de Inácio seria opção de consenso. (Bruno Cabral e Eliomar de Lima)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Marcos Nunes Eleito para o Comitê Estadual do PCdoB

20ª Conferência do PCdoB no Ceará elege novo Comitê Estadual

Um partido político organizado a partir das bases, coeso e socialmente organizado, imerso nas lutas sociais e influente no debate político contemporâneo. Um Partido atuante em um país e em um estado que deram um grande salto de qualidades social e econômica nos últimos anos. As eleições para o Comitê Estadual do PCdoB cearense mostraram que as discussões diárias do partido se fortalecem a cada biênio.

São lutas caracterizadas contra as contradições da civilização capitalista - excludente e tirana em sua essência - e na direção de uma sociedade de inclusão social e de igualdade de direitos. Um partido que segue no rumo certo, com o crescimento político ascendente baseado em um projeto político de nação rumo a uma civilização socialista no século 21. Um Partido que em breve alcançara o número de 6 mil sujeitos políticos com o papel de transformar a sociedade cearense e a nação brasileira.

Com esse amplo panorama, foram anunciados os 63 membros do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil no estado do Ceará, eleitos pelos delegados participantes da 20ª Conferência do PCdoB cearense. Foi referendado pela comissão que o presidente do partido, reeleito, será o engenheiro civil Carlos Augusto Diógenes (Patinhas). O vice-presidente será o engenheiro mecânico e analista do Banco Central Luís Carlos Paes. Sônia Maria Pinheiro, administradora e ex-presidenta da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, continuará à frente da diretoria financeira. A Comissão Política do Partido será escolhida dia 03 de dezembro, quando haverá uma primeira reunião do Comitê Estadual após a eleição.

União de gerações

O Senador Inácio Arruda destacou que o entusiasmo de Patinhas com seu novo mandato é imenso e que ele, ao lado de novas e novíssimas lideranças, de todas as idades e gerações, no novo Comitê Estadual, poderão aglutinar a experiência com a força e os desafios da juventude, numa combinação necessária para os enfrentamos do partido. “E é nas mãos dele que está depositada toda confiança de nosso partido. Ele sabe mais do que ninguém distribuir a força de todo o PCdoB”, complementou Inácio.

Desafios para 2011/2013

O Presidente Carlos Augusto Diógenes salientou que o desafio não é somente do Comitê Estadual, mas de todo o partido nos municípios. “Hoje nós podemos dizer que somos um partido de porte médio no estado. Mas nós queremos um partido de porte grande! Com centenas e centenas de lideranças em todo o interior, com interferência na luta diária da sociedade. Um partido forte e estruturado em todos os municípios do Ceará”, ratificou.

Para Patinhas, os comunistas cearenses têm a frente uma grande missão “Nós somos um partido com projeto de nação que só será grande, com todas as suas potencialidades, se ela se transformar numa nação socialista. Nós devemos sair com a convicção que nós, nossa militância e nossos quadros, temos uma grande missão de contribuir com o partido e com o Brasil”. Patinhas destacou que o PCdoB em geral enfrenta duas fases: ou crise, ou crescimento. E que é em geral nestes momentos que a direção tem o papel de mobilizar e fortalecer o partido.

Para o Presidente Estadual do PCdoB no Ceará, durante o crescimento, esses desafios podem até ser maiores. “Foram dois dias de trabalho coletivo de muitas emoções com a Conferência. Começando pelo ato político. Foi homenageada nossa camarada Gilse Cosenza, que teve papel relevante de reconstruir o partido durante o período do Regime Militar, na época mais difícil, durante os anos de 1974 e 1975”, lembrou Patinhas.

Ele comparou o ato como representativo de um partido histórico, que mesmo durante os períodos mais difíceis, durante a época de ditadura militar e do Estado Novo de Getúlio Vargas, enfrentou a repressão e lutou pelas liberdades políticas. Patinhas dirigiu-se à camarada Gilse, importante liderança política do partido no estado e em Minas Gerais: “Gilse, você reestruturou o partido de 1975 até 1991. Uma homenagem e um ato político com as personalidades políticas mais importantes do Ceará é significativo. Cada hora que você vence, cada dia, em Minas Gerais, em seu estado, ou aqui no Ceará, você está contribuindo para o fortalecimento do nosso partido”, enalteceu Patinhas.

“Eu reassumo a direção do partido com a mesma disposição como na primeira vez que assumi-la, de estar ao lado dos nossos parlamentares, nossa militância nos movimentos sociais e sindicais. Vamos eleger o prefeito de Fortaleza, vamos dobrar o número de vereadores, vamos fortalecer a CTB, a UJS”, enfatizou.

Moção a Chico Passeata e ao Povo Palestino

Foi feita uma moção de reconhecimento do PCdoB à trajetória, à militância, à dedicação e à luta ao camarada Chico Passeata, recentemente falecido. Chico fora recentemente homenageado na Conferência Municipal de Fortaleza neste ano e também com um livro intitulado Passeata Literária, com sua história de luta e militância. Foi feita também uma moção à luta do povo Palestino no Oriente Médio.

Vídeo de formação política

Antes do anúncio do novo Comitê Estadual, foi apresentado o vídeo de formação política do Curso do Programa Socialista (CPS) da Fundação Mauricio Grabois, dividido em cinco partes: 500 anos de muita luta; A encruzilhada brasileira; Por que o socialismo?; O novo projeto nacional de desenvolvimento e Ser militante do PCdoB. O vídeo foi exibido e distribuído para cada um dos representantes dos comitês municipais, para a formação política nas cidades cearenses.


Veja abaixo a nova composição do Comitê Estadual


Abel Rodrigues
Ailson Duarte (Dudé)
Ana Angélica
Ana Lúcia
Andrea Oliveira
Arruda Bastos
Augusta Brito
Benedito Bizerril
Bismarck Bastos
Cabo Chico
Carlos Augusto (Patinhas)
Carlos Felipe
Chico Barbeiro
Chico Lopes
Daniele Nóbrega
Dr. Humberto
Edson Brandão
Eduardo Arrais
Eliana Gomes
Eugênio Bessa
Flávio Vinicius
Francileuda Rodrigues
Francinet Cunha
Gabriel Rochinha
George Valentim
Gilvan Paiva
Gorete Soares
Helena Serra Azul
Hélio Leitão
Ieda Nobre Castro
Inácio Arruda
Inácio Carvalho
Ivo Braga
Joan Edesson
João Ananias
José Rubens (Rubão)
José Simão
Livanildo de Oliveira
Livia Menezes
Luciano Simplicio
Luis Carlos Paes
Lula Morais
Marcos Nunes
Maria Aparecida (Cida)
Maria Pereira
Mariano Freitas
Marta Brandão
Messias Pontes
Nagibe Nunes
Nagyla Drumond
Neide Freitas
Professor Antonio
Professor Aurelio
Rudiney de Souza
Samuel Alencar
Sonia Pinheiro
Teresinha Braga
Tereza Pereira
Tereza Simão
Valdivino Neto
Vicente Rodrigues
Viviane Rodrigues
Wilson Mariano



De Fortaleza,
Átila Bezerra

DN: CONFERÊNCIA ESTADUAL DO PCdoB



PCdoB define políticas estratégicas para 2012

Publicado em 7 de novembro de 2011
Integrantes do partido estiveram reunidos sábado e domingo na Capital cearense
WALESKA SANTIAGO

Representantes de vários partidos foram prestigiar o evento, na manhã do último sábado, em Fortaleza

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou a sua Conferência Estadual no último fim de semana (sábado e domingo) para definir o plano estratégico do partido para os próximos dois anos e eleger o diretório da agremiação. Algumas mudanças foram feitas na composição do diretório, mas na presidência foi mantido Carlos Augusto Diógenes.

A manutenção da aliança política que envolve vários partidos no plano estadual e também na Capital, inclusive com a participação do PCdoB, do PSB e do Partido dos Trabalhadores (PT) foi defendida, mas as lideranças do PCdoB deixaram clara a disposição de apresentar o senador Inácio Arruda como candidato à Prefeitura de Fortaleza nas eleições municipais de 2012.

Além do governador Cid Gomes, Mauro Benevides, Danilo Fortes (PMDB); Artur Bruno, Antônio Carlos, Clodoveu Arruda (PT); Cid Gomes, Mauro Filho, Roberto Cláudio - presidente da Assembleia Legislativa (PSB); José Arnon (PTB), Reginaldo Moreira (PMN); Francisco Soares, Papito Oliveira (PDT) e, outros, foram algumas das lideranças que prestigiaram a convenção do PCdoB, aberta com a entrega da comenda Bergson Gurjão a Gilse Consenza que chegou ao Ceará em 1975 com a responsabilidade de reorganizar o partido no Estado.

Meta

Atualmente o partido desenvolve as suas atividades políticas em 154 municípios cearenses e estabeleceu como meta para o próximo pleito a eleição de, pelo menos, um vereador em cada um dos municípios onde atua. Para prefeito pretende lançar 34 candidaturas, inclusive em Fortaleza, onde quer eleger três vereadores.

Os convidados, representando outros partidos, também tiveram a oportunidade de se manifestar. Mauro Benevides lembrou a época do bipartidarismo quando os militantes do PCdoB atuavam na legenda do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o qual presidia no Ceará. Cid Gomes lembrou que sua relação de alianças com o PCdoB começou há 17 anos, quando foi candidato à presidência da Assembleia Legislativa e foi votado por Inácio Arruda. Depois recebeu o apoio do partido nas eleições para a Prefeitura de Sobral e Governo do Estado. Defendeu o avanço da democracia e ressaltou a existência de pontos comuns entre o seu partido (PSB) e o PCdoB, dentre eles a redução da taxa de juros e melhores condições de vida para os brasileiros. Elogiou o Governo Dilma Rousseff, lembrando que a redução da taxa de juros em um por cento, em um ano, corresponde a um valor superior ao do Bolsa Família.

Aliança

O senador Inácio Arruda destacou trabalho que o governador vem fazendo em setores fundamentais como educação e formação para o trabalho, saúde e construção para uma grande rede de abastecimento de água. Na sua avaliação, para fazer o que está acontecendo no Ceará é preciso "coragem e ousadia". Ao defender a aliança com o PSB, PT, PDT, PMN, PTB e outras legenda, disse que o PCdoB, mesmo com o propósito de uma candidatura própria na Capital, não será obstáculo